Fazer a higiene das fraldas é mais simples do que você poderia imaginar. Fora que os benefícios para a criança (enumeramos alguns ao final desse texto) são inúmeros e valem ouro. Com as fraldas de pano, você cuida da saúde do seu bebê e do planeta, que fica menos carregado de lixo.

Para começar, você se pergunta: na hora da lavagem, o que fazer com as fezes? Quais produtos utilizar e quais vantagens sobre as tradicionais descartáveis? Essas são dúvidas comuns que muitos cuidadores têm.

01

E nós te entregamos as respostas. Vamos lá? As fraldas de pano podem ser lavadas na máquina de lavar ou com as mãos. Na hora de secar, a dica é não torcer a peça e jamais utilizar a secadora. Desse modo, você evita danos às funções e características da fralda.

^F52DC2D44984553ACA0248323026996E6FB73EF85E626DC2D4^pimgpsh_fullsize_distr

O processo de limpeza das fraldas de pano modernas é mais simples do que antigamente. Durante o período de aleitamento, você pode fazer um pré-enxague no tanque, para retirar as fezes, e depois lavar direto na máquina. Depois que o bebê começar a ingerir alimentos sólidos, basta dar uma “ducha" na fralda, para depositar as fezes no vaso sanitário, local ideal para o descarte, e lavar na máquina. Importante lembrar que é possível acumular as fraldas sujas (que podem ficar em balde ou qualquer recipiente fechado), após o descarte das fezes, e lavá-las todas juntas na máquina (é bom que o intervalo das lavagens seja de 2 dias). E uma dica: pra facilitar ainda mais para você, é possível também utilizar óleo essencial de melaleuca durante as lavagens. Ou ainda, na hora do enxágue, um pouquinho de álcool. O bicarbonato de sódio e a água quente também podem ser utilizados nos absorventes, mas não nas fraldas, pois danificam o seu impermeável.

^CB2B88780FEB8C6AA3790281D04CB1AC08BB720CF5238907EC^pimgpsh_fullsize_distr.

Agora no que se refere à escolha do sabão: é importante que não haja amaciante em sua composição e que seja usado sempre em quantidade igual ou inferior à indicada no rótulo. Amaciantes ou sabão em pedra podem deixar muitos resíduos no tecido, e isso causa a diminuição da absorção das fraldas e recheios. Por isso, também não recomendamos.

young father kissing feet of his baby son

As fraldas de pano são excelentes para o bebê e seu cuidador, pois elas se adaptam ao corpo da criança e previnem vazamentos e sujeiras na roupinha. São menos agressivas ao bebê, pois seu tecido respirável evita assaduras e desconforto. E, para encerrar essa lista de vantagens (porque há outras!), você incentiva seu filho a utilizar produtos ecologicamente corretos desde a mais tenra idade. Depois dessa, só falta ganhar o selo de Super Cuidador do ano :D